Na cozinha da Amélia

O Natal vem vindo… A ceia.

Passo o ano todo esperando o Natal para comer a farofa que minha irmã faz, na verdade sou muito fã de farofa e não deixo passar nenhum durante o ano todo mas essa é especial. Acompanhada do pernil, arroz branquinho e a salada que minha mãe tempera com Sazon (não o literal) é a melhor refeição do ano. Tudo bem simples mas acompanhada de boas companhias, alegria, algum álcool e muita conversa fiada. Precisa de mais que isso?

Sua ceia não precisa de muito para ser um sucesso, lembrando que se a festa for para muitos convidados é sempre bom preparar algumas entradas, e comecemos por elas:

Entradas

A alguns sábados estava de bobeira vem o programa Estrelas e dei de cara com três receitas de entradas saudáveis, leves e bem fáceis de fazer, para quem quer fugir do lugar comum e deseja oferecer opções menos pé na jaca e mais Bela Gil dá uma olhada no link.

http://gshow.globo.com/receitas/estrelas/petiscos-da-ana-lucia-torre-562bb9e64d3885436e000040

Vários antepastos com torradas e pão sírio é um clássico e tem a vantagem de poderem ser preparados com antecedência, palitinhos salgados também são uma boa opção. Para quem é mais amante da cozinha aqui tem uma receita que parece promissora.

palitinhos-salgados-f8-13574

http://www.cybercook.com.br/receita-de-palitinhos-salgados-r-15-13574.html

Partindo para a ceia a receita da minha amada farofa.

620Gula-Gula_farofa-classic

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/farofa-classica-de-natal.htm#guia=346

Só comi peru uma vez e para matar a curiosidade, me lembro que fiz minha mãe comprar e passei horas vigiando o pininho vermelho que deveria subir quando estivesse pronto; o pino subiu e eu comi, decepcionada, não gostei nada do sabor do tal peru e prefiro deixa-lo de fora, verdade é que não troco um bom e suculento pernil ou lombo por ave alguma. Como de carne só entendo comer encontrei uma receita que parece bastante com o prato da família e é fácil de fazer.

lombo_citrico

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/receita-do-dia-7-lombo-citrico-com-vegetais-rusticos.htm

Não vou me alongar nesses pratos porque estou ansiosa para falar das sobremesas. Desde que pude manobrar um abridor de latas sozinha elas são meu prato cativo, minha participação especial na ceia da família. Quase sempre deixo que palpitem na opção mais apetitosa (como se houvesse sobremesa que não fosse apetitosa, né?!) entre os mais pedidos o tradicional Pudim de leite condensado, Pavê de Pêssego e Sonho de Valsa e por minha conta Mousse Romeu e Julieta. Esse ano quero tentar algo novo para aguçar os paladares, entre minhas buscas por opções selecionei esses aqui:

Bolo pão de mel que eu recortaria redondinho e serviria junto com uma camada generosa de brigadeiro bem cremoso.

514cbcfc3a944df0981605d4bac5aa0e

http://www.nestle.com.br/moca/receita/bolos-e-tortas/bolo-pao-de-mel.aspx

Como nem só de jaca vive nosso Natal que tal uma opção mais leve?

Mousse de Manga

Mousse_Manga=M

http://pecadodagula.blogspot.com.br/2012/02/mousse-de-manga-rapido-e-delicioso.html

Claro que o Amélia não pretende fazer o menu de nenhum Natal, nem temos KnowHow culinário para tanto mas as sugestões são uma maneira de compartilhar algumas ideias que unidas a outras podem fazer bonito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s