Decoração · DIY

DIY – Arranjo de flores

Quando fiz 1 ano de namoro ganhei uma orquídea do maridon, acho que ainda me lembro de ter ficado bem emocionada (brindeira marido, eu me lembro com clareza) afinal achei um gesto delicado e inesperado vindo dele que nitidamente não tinha experiência na arte de acertar em cheio com as mulheres. Mas a escolha foi certeira e desde então cuido com todo carinho do mundo dessa flor. A cada nova floração comemoramos mais um ano juntos.

Ontem cheguei em casa não resisti, postei logo as flores novinhas e guerreiras no instagram (segue lá @bylidyalencar) guerreiras porque apesar de estarem vivendo sob condições nada favoráveis (quando o clima de Goiânia pode ser favorável para orquídeas?) elas se abriram para alegrar a casa. Ter flores em casa faz toda a diferença, muito além da decoração, flores renovam a energia da casa, traz bons fluidos e nunca é demais deixar nosso lar doce lar cheio de amor. Por isso resolvi selecionar alguns tutoriais de arranjos bem fáceis para colocar a mão na massa.

Como fazer os arranjos durarem muito

Desde a escolha da flor você já pode fazer seu arranjo durar mais. Flores Tropicais, como alpíneas, helicônias e strelizias, tem uma ótima durabilidade, chegando a durar semanas – de 2 a 3, dependendo do local e dos cuidados. Flores mais nobres e delicadas, como cravos, bocas-de-leão, lisianthus tendem a durar menos, em média 5 dias; rosas e os lírios, quando compradas frescas, chegam a durar por volta de 1 semana; alstroeméria se for comprada bem fechada, irá durar 1 semana ou mais. Mas depois que abrir, dura 3 dias em média. Portanto, sempre compre as mais fechadas. Flores do Campo tem uma ótima durabilidade; folhagens e galhos em geral duram bastante, 1 mês ou mais, ou seja você pode ir só trocando as flores (opa! Save $$).

As flores sempre vem embrulhadas em plástico, retire-as do plástico limpe a parte que irá ficar na água e coloque-as em um balde com água. Com isso as flores vão “desamassando” e ganhando o aspecto bonito que queremos. Ao montar o arranjo retire toda a folhagem que ficará submersa e também as pétalas estragadas; corte o caule em diagonal e nunca coloque muita água. O vaso deve ser lavado com água e sabão a cada três dias (na troca da água), nessa ocasião corte mais um pedacinho no caule sempre em diagonal e remonte os arranjos. Ah, use água filtrada e se quiser um conservante de flores vendido em floriculturas.

sabe-aquele-bule-que-voce-tanto-adora-ou-aquela-caneca-queridinha-que-tal-enfeitar-a-casa-para-o-reveillon-com-lindos-arranjos-de-flores-usando-os-como-suportes-esses-utensilios-da-1417458224480_956x500

Onde comprar flores frescas

Em Goiânia costumo comprar no Pão de Açucar e na Matsuflora mas também já fiz bons achados no Carrefour, principalmente orquídeas a preços camaradas. Pergunte sempre qual é o dia que as flores chegam e vá nesse dia para poder compra-las bem frescas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s