Em busca de uma rotina de limpeza sustentável

Algumas diaristas já passaram pela minha casa e com essa experiência pude comprovar duas coisas: 1- ninguém cuida da nossa casa com tanto amor quanto nós mesmos; 2- elas adoram um produto de limpeza.

Já faz um tempo que vinha querendo mudar a rotina de limpeza em casa. Sou muito alérgica e só isso já justificaria minha aversão aos mil produtos diferentes de limpeza que acabava comprando para agradar a diarista. Cada uma com seu xodó. Depois, claro, teve a parte financeira, como aqueles potinhos oneram as comprar mensais, só quem deixa seu próprio dinheiro no supermercado sabe quantas calças jeans poderiam ser pagas com sabão em pó, amaciante, detergente e afins. Tem também a questão do espaço, que irritação todos aqueles vidros ocupando meu armário e por último a vontade de levar uma vida mais amiga da mamãe natureza.

Verdade é que desde que comecei a ler o blog da Cristal Muniz ( passa lá depois ) me questiono sobre hábitos que antes nem me dava conta. Coisas que você cresce vendo acontecer e leva automaticamente para a sua vida. Entre tantos hábitos que venho mudando gradativamente, mudar os de limpeza doméstica me deixou especialmente feliz.

Troquei todos os produtos de limpeza por Vinagre, Sabão de Coco, Bicarbonato de Sódio e Álcool. 

No primeiro dia em que limpei a casa usando só isso senti o verdadeiro cheiro de limpeza. Um cheiro muito melhor que qualquer aroma artificial de lavanda ou flores do campo. Como foi bom respirar um ar que não me fez espirrar ou doer a garganta.  Quando tudo estava pronto e eu me sentei no sofá fiquei até emocionada, de verdade, era como se eu houvesse feito algum ritual de purificação que funcionara. Foi incrível.

Ok, você não precisa acreditar em mim assim de uma vez, ou acreditar cegamente, jogar todos os produtos fora e começar do zero. Eu demorei cerca de um ano para fazer a transição total. Fui deixando de comprar o que acabava, experimentando as trocas em casa, me adaptando.

Minha primeira dica é: troque todo o sabão por sabão de coco. 

para-que-serve-sabao-de-coco-810x540

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ralo o sabão e misturo com bicarbonato de sódio (em medidas iguais) para usar na máquina de lavar e no dia a dia uso a barra. Compro da marca  Estrela, a embalagem diz Artesanal mas não me levo por isso, vou pela consistência, o sabão mais sequinho é melhor de ralar e não faz meleca na pia.  O Ypê é bem fácil de encontrar entretanto, apesar do detergente deles ser eco-friendly, o sabão em barra não é (segundo a pesquisa no site especializado). Se tiver branqueador óptico na composição, também não levo pra casa. Comprar esses produtos em mercados de Goiânia é um desafio, gasto muito tempo lendo rótulos, buscando no Google e nunca saio 100% convencida. Talvez você tenha a sorte de encontrar mais opções na sua cidade.

Quando meu último sabão de coco terminar vou apelar por comprar de marcas certificadas, ainda que precise ser online, ( é nessa hora que eu deveria receber uma caixinha cheia de produtos para experimentar) queria mesmo era encontrar alguma marca local que produzisse de maneira artesanal e vegano. Se você souber de alguma por favor me conta aqui.

Para ficar de olho nas nossas próximas dicas segue o @bylidyalencar

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s